13/10/2018

COMO TIRAR A SEGUNDA VIA DA CERTIDÃO DE ÓBITO?

Para tirar uma certidão de óbito clique em qualquerdoc.com.br.
A Certidão de Óbito é o registro do falecimento do cidadão, lavrado no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o óbito, sendo emitida pelo mesmo.
A agência funerária, responsável pelos trâmites legais em função do falecimento, é quem encaminha os dados bem como o atestado de óbito (documento firmado pelo médico onde consta a causa da morte, etc.) ao Cartório.
 
Ela é muito utiliza, principalmente, em casos de inventário onde são feitas as partilhas de bens e também para outros fins documentais.
É comum que as pessoas não o possuam nem saibam onde encontrar esse documento, onde se faz necessária a busca por uma segunda via e para tanto, é necessário saber em que o mesmo foi lavrado.
 
A primeira dica para se saber onde o óbito foi lavrado é indo no cemitério onde o falecido foi sepultado, já que esses dados ficam registrados em livro próprio, tenha em mãos a data de falecimento.
Atualmente, cemitérios particulares possuem serviços informatizados e é possível efetuar a busca somente pelo nome porém em boa parte dos mesmos a busca é manual e nesse caso, não se procura por nome e sim pela data de falecimento.
 
Se o interessado não souber o cemitério onde a pessoa foi sepultada, 
será necessário que se faça uma busca nos cartórios e, em casos de óbitos muito antigos, nos arquivos históricos municipais.
 
 Vale notar que estrangeiros tinham sua grafia alterada quando chegavam no Brasil.
 
Converse com as pessoas mais idosas de sua família, pedindo dicas sobre o nome, pois é importante que se possua o maior número de informações possíveis.
 
Outra dica é pedir uma segunda via da Certidão de Casamento ou de Nascimento do falecido pois é comum constar nestes registros averbações (anotações) acerta de atos que ocorreram na vida do mesmo e que foram lavrados em cartórios, um vez que os mesmos se comunica.
 
A Qualquer Doc solicita e busca Certidões de Nascimento em todos os Cartórios do Brasil e seus usuários pedem online (qualquerdoc.com.br).


Fonte: qualquerdoc.com.br

Olá, eu sou o DOC!
Como posso ajudar?